Como Investir em Ações?
Existem três formas básicas para se investir em ações, são elas:
Individualmente: É quando você procura uma corretora de valores, cadastrada na Bovespa, e abre a sua conta. A partir daí, você já está pronto para enviar as ordens de compra e venda dos papéis, de acordo com sua própria vontade.
É você quem exerce a função de gestor do seu dinheiro, definido o que comprar, quando comprar e quando vender se for o caso. É claro que as corretoras vão fornecer sugestões e recomendações, que na maioria das vezes, são boas dicas de investimento.
É uma boa maneira de se investir, e tem crescido muito no Brasil nos últimos anos. Em 1996 as pessoas físicas representavam menos de 10% do volume financeiro da bolsa de valores nacional, hoje já são 30%.
Uma ferramenta foi fundamental para proporcionar todo este crescimento, o Home Broker, sistema de envio de ordens através da Internet, que no início (1999) era disponibilado por apenas quatro corretoras e hoje já são 51 a disponibilizar o serviço.
Através do Home Broker (HB), o cliente emite ordens de compra e venda de ações, recebe as recomendações de investimento da corretora, tem acesso à contabilidade das empresas que quer investir, acessa sua conta na corretroa, entre muitos outros recursos.
Lembre-se antes de investir você deve procurar referências da corretora junto a Bovespa e a CVM.
Fundo de ações: Os fundos de ações são produtos oferecidos pelos bancos, são grandes produtos que reúnem muitos clientes. Ao abrir uma conta corrente em um banco você já pode investir em fundo de ações.
Neste tipo de investimento você tem mais comodidade pois não precisa enviar ordens e acompanhar o mercado, basta depositar seu dinheiro e ele já estará "ao sabor da renda variável". Quem faz a gestão do seu dinheiro são os profissionais do banco. É um produto muito utilizado pela sua praticidade.
Existem de vários tipos, como os que se concentram em um determinado papel, os que perseguem a rentabilidade do Ibovespa, os que só investem em empresas ambientalmente corretas, enfim, tem pra todo gosto!
Clube de Investimento: É a forma mais simplificada para se investir, ao fazer parte de um clube, você estará se juntando a um grupo de pessoas que tem o mesmo propósito que você.
Os clubes de investimento são muito comuns nos Estados Unidos, o mercado de capitais mais desenvolvido do mundo, e no Brasil são cerca de 1.388 clubes com 115.000 cotistas e um patrimônio de 8 bilhões de reais.
No clube, cada pessoa que possui uma conta individual em uma corretora de valores, cadastrada na Bovespa, pode através desta conta, assinar um termo de adesão a um clube de investimento que se adeque ao seu perfil e se tornar cotista deste clube.
No clube a gestão pode ser feita de três formas diferentes: pela própria corretora, pelos representantes do clube, que são cotistas escolhidos pelos demais ou pela parceria entre corretora e representantes, chamada de gestão compartilhada.
Cada cotista tem a sua conta individual e nela acesso ao seu saldo no clube, a quantidade de cotas que possui, o valor de cada cota e performance do clube.
Os clubes de Investimento possuem muitas vantagens sobre as outras duas formas de investimento em ações, para saber mais leia o artigo sobre Clubes de Investimento.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home